Dia da Floresta Autóctone no AE Eixo

 Dia da Floresta Autóctone no AE Eixo


O dia da Floresta Autóctone comemora-se a 23 de novembro. Esta efeméride, assinalada a nível nacional foi estabelecida para relembrar a importância da conservação das florestas de espécies nativas, como o sobreiro, a azinheira, a oliveira, os carvalhos, entre outras.

Atualmente, em Portugal, grande parte da floresta natural desapareceu ou está muito alterada, enfrentando algumas ameaças sérias, como a ocorrência de incêndios, a desmatação excessiva e proliferação de espécies invasoras.

O 3º ciclo da escola básica de  Eixo, também ficou sensibilizado para esta realidade, todas as turmas do 8º ano assistiram a uma palestra  dinamizada pela professora Elisabete Almeida “Floresta Autóctone - vamos valorizar o que é nosso”. na qual foi dado especial enfâse às espécies invasoras. Além disso, foi a ocasião para dar a conhecer o projeto da Green Cork ao qual o nosso Agrupamento aderiu. Trata-se de um projeto que além de promover a valorização da cortiça, promove também e juntamente com a Quercus, a reflorestação com espécies autóctones, em função dos quilos de rolhas de cortiça recolhidas.

Após esta sensibilização, este dia foi ainda assinalado, com a sementeira de bolotas pelos alunos de 8º ano, e plantação de algumas espécies autóctones (3 carvalhos e 1 sobreiro) no recinto escolar, por alguns alunos do 9º ano e do clube “Eco-Escola”. Pretendeu-se fomentar aos alunos o gosto e o interesse pelo património natural, dar-lhes a conhecer o significado e importância da conservação e valorização das árvores nativas do nosso território e ao mesmo tempo promover a educação para a cidadania ambiental e sustentabilidade.



Comentários

Mensagens populares deste blogue